O avô trouxe os primeiros pêssegos lá do pessegueiro da quintinha. Muito doces, madurinhos e que têm feito as delícias do Zé Maria, que agora gosta de comer a sua fruta em pedacinhos mastigando com as gengivas – porque ainda não tem sequer um um dente – e quanto mais madura e docinha, melhor.

Mas os pêssegos estavam mesmo muito maduros em sem tratamento nem nada, acabam por ter uma vida muito curta. E nós não conseguimos dar andamento a todos em tempo real. Por isso, já saiu a primeira compota do ano: de pêssego com laranja e manjericão para ser diferente, e que fica lindamente em torradas e em cima de uma panacota simples.

Ingredientes:

1 kg de pêssegos arranjados (sem peles nem caroços e cortados em pedaços)
700g de açúcar
Casca de 1 laranja
1 mão cheia de folhas de manjericão

Preparação

Coloque os pêssegos cortados num tacho grande. Junte o açúcar, a casca de laranja, as folhas de manjericão e envolva bem.
Leve ao forno e, mexendo de vez em quando, deixe levantar fervura. Reduza depois o forno para o mínimo e deixe cozinhar suavemente até que o doce tenha atingido a consistência desejada.(Teste a consistência colocando um pouco de doce num pires e deixando arrefecer. Passe depois o dedo esperando que doce se afastar sem se unir de imediato.)
Com a ajuda da varinha mágica triture a compota até ficar com a consistência que mais gostar. Deixe voltar a levantar fervura e coloque-o depois, ainda quente, em frasquinhos previamente esterilizados. Feche bem a compota e coloque-as cerca de 30 minutos ou até arrefecer, de “cabeça para baixo”. Vire depois os frasquinhos e rotule-os antes de os guardar num local fresco e seco.

Bom Apetite!
Receitas Culinárias, Tudo Gostoso, As Minhas Receitas, Receitas - www.asminhasreceitasfs.blogspot.com  

Tagged: , ,

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...