Andava há imenso tempo à procura de uma receita de pão de hambúrguer que me enchesse as medidas. Vi muita coisa, mas nenhuma me enchia as medidas e me dava a vontade necessária de ir para a cozinha e colocar literalmente as mão na massa.
Até que chegou a revista de Julho da Good Food. Assim que olhei para a capa sabia que aquela era a receita. Eram exatamente aqueles pãezinhos que eu andava à procura: um pão brioche para hambúrguer.
Entretanto não consegui logo colocar a receita em prática mas, assim que tive uma tarde disponível para cozinhar, a prioridade foi preparar estes pãezinhos.
Pois tenho que dizer que compensam todo no trabalho que podem dar… não é muito, mas é algum. Mas são realmente deliciosos e tudo aquilo que eu andava à procura para elevar os hamburguês caseiros que se preparam aqui por casa.
Uma receita que vos aconselho vivamente a experimentar, e perfeita para congelar e ter sempre à mão.

Ingredientes para cerca de 12 pãezinhos:
(in “bbc Good Food”, Julho de 2014, página 13)

250ml de água tépida
2 colheres de chá de levedura seca (usei fermipan)
3 colheres de sopa de leite morno
2 colheres de sopa de açúcar
450g de farinha
4 colheres de sopa de manteiga amolecida
2 ovos + 1 ovo para pincelar
Sementes de sésamo a gosto

Preparação:

Numa taça misture a água, o leite, o fermento e a levedura seca e deixe repousar cerca de 5 minutos até a mistura começar a ficar espumosa.
Junte depois a farinha, um pouco de sal e a manteiga e amasse bem com as pontas dos dedos até ficar com uma espécie de migalhas. Faça depois um buraco ao centro da taça e misture os ovos. Depois amasse tudo muito bem – a mistura é muito pegajosa mas é mesmo assim, à medida que for misturando e amassando mais a mistura ficará progressivamente menos pegajosa.
Quando a massa estiver bem amassada forme uma bola (a massa vai continuar sempre um pouco úmida…) e coloque numa taça tapada com película aderente. Deixe depois fermentar entre 1 a 3 horas até que a massa dobre de volume.
Ao fim desse tempo volte a amassar a massa por mais dois minutos (se ainda sentir a massa muito úmida junte agora um pouco de farinha),
Divida depois a massa em 12 bolinhas e coloque-as em tabuleiros forrados com papel vegetal e espaçadas entre si. Polvilhe com um pouco de farinha e cubra com um pano limpo até os pãezinhos dobrarem de volume, cerca de 1 hora.
Pincele depois os pãezinhos com o ovo batido e polvilhe com sementes de sésamo. Com o forno previamente aquecido a 180ºC com ventilação – ou 200ºC sem ventilação – coloque 1 chávena de água num tabuleiro no fundo do forno para criar vapor e coloque os pãezinhos a cozinhar a meio do forno durante cerca de 20 minutos ou até ficarem dourados.
O vapor ajudará o pão a ficar mais macio.
Retire do forno e deixe arrefecer antes de os guardar num saco hermético. Use de imediato ou congele para mais tarde.

(Amanhã uma receita deliciosa usando estes pãezinhos….)

Bom Apetite!
Receitas Culinárias, Tudo Gostoso, As Minhas Receitas, Receitas

Tagged: ,

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...